Feliz Dia, Estudante!

Feliz Dia, Estudante!

(Professor Paulo Bussi)

 

Segundo o dicionário, estudar pode ser um verbo transitivo direto ou um verbo intransitivo.Transitivo direto é o verbo que precisa de complemento: "quem estuda, estuda algo". Não importa qual seja esse "algo", o importante é praticar a ação do verbo de voz ativa, ser sujeito, fazer acontecer.

Intransitivo é o verbo que não precisa de complemento, pois tem sentido próprio, por si só: "quem estuda, estuda".

O verdadeiro estudante faz do verbo "estudar" um verbo intransitivo. Simplesmente estuda, porque sabe da importância que isso faz para a sua vida e para a sociedade em geral.

"Você só tem isso pra fazer!". Que raiva a gente sente dos pais quando falam isso, né? Afinal, são nove matérias, trabalhos, provas, conteúdos novos chegando… Ufa!

Mas, entenda, caro estudante: chegará um momento da sua vida em que você não vai "só" estudar nove matérias. Vai fazer isso e algo a mais. E precisará dar conta de tudo.

"Vou conseguir, sor?". Isso dependerá de você. Quanto você se dedica aos seus estudos? Está dando conta das nove matérias? Reflita! Seja qual for a sua resposta, saiba que a sua ocupação (sim, estudante é uma ocupação, quase uma profissão!) é garantia de um futuro melhor.

Dá pra mudar de vida com os estudos e dá pra mudar vidas por meio deles. Seu papel é fundamental para a construção de um país digno, critico, sábio e soberano. Isso mesmo: você é capaz de tudo isso! Então seja!

Feliz Dia do Estudante!