Estudando na Quarentena

ESTUDANDO NA QUARENTENA

Profº Alberto S. S. Neto

 

Esse não é mais um daqueles posts prontos, simplesmente copiados de outra página... É exclusivo, eu garanto. Sou professor Alberto, trabalho com matemática nas escola Lacy Flores e Jorge Lacerda, em Joinville e o Colégio Francisquense em São Francisco do Sul.

Bom, de uma forma ou de outra, preciso dizer, esse ano não é parecido com nenhum outro. De tudo que sabemos (pandemia, greve, gafanhotos, e outras coisas), a única certeza nesse momento é que estamos vivos.

Mas nossa vida mudou, principalmente nossa vida na escola. Tínhamos muitos planos para esse restante de ano e para o próximo, mas muitas coisas estão acontecendo e esse é o momento de pensar, e agora?

AGORA? Seguimos em frente! Seremos mais fortes depois dessa pandemia, depois dessa loucura toda e para seguir em frente aí vão algumas dicas:

 

1º -> O PRIMEIRO PASSO É SEU! (esse é o mais importante de todos!!!)

Eu sei que é difícil, estou falando isso sendo um baita procrastinador (deixo tudo pra depois), mas o primeiro passo é seu! É sua hora de decidir que deve começar. Se isso não estiver bem certo na sua própria cabeça, com certeza não dará certo! Olhe pro lado, está tudo diferente mas a vida continua! Tome a decisão de mudar as coisas. Faça uma "auto-lavagem-cerebral", diga a todo momento, preciso começar. De um momento repentino, faça algo diferente, que seja organizar uma "baguncinha" que estava esquecida. Não tem nada haver com o estudo em si, TEM A VER COM A ATITUDE!

2º -> COMECE PELO QUE É MENOS "CHATO"...

E tudo estava bem até que houve um momento que você não fez sua tarefa! Não tava afim e provavelmente achou chato. Por isso que nesse momento de retomada você deve escolher o que é mais cômodo para recomeçar. Por exemplo, se gosta de escrever dê uma olhada na disciplina de Português, se gosta de desenhar e se expressar procure Artes.

Nesse momento é fundamental que busque algo tranquilo, para dar vontade de continuar. Se bater a "BAD" novamente, volte pro primeiro passo. Lembre-se, em algum momento deve ser feito!

3º -> ENTENDA QUE VÃO EXISTIR DIFICULDADES!

Estudar não é fácil, exige muito tempo e prática. E fora da escola é mais difícil ainda, concordo. Também não sou bobo de acreditar que vai ter a mesma qualidade. A supervisão do professor é super importante, pois naquele momento ele é seu apoio e em casa, na maioria das vezes, não temos essa possibilidade de apoio.

Essa dificuldade já está entendida por seus professores e, em algum momento, vocês receberão a atenção necessária para tirar essas dúvidas. Não é momento de desanimar nem de deixar de fazer. É o momento de procurar opções. Se tem internet, uma aula online, se tem um parente próximo que sempre está por perto que entenda, procure-o. Mantendo o distanciamento social, essa etapa também depende da primeira (atitude).

4º -> TIRE UM TEMPO EXCLUSIVO PARA ISSO...!

Se tens irmãos, ou sua casa é muito pequena, ou seus pais também estão trabalhando em casa, ou quem sabe estressados pela falta de emprego, tudo isso tira sua atenção. Se esconda! Procure um cantinho exclusivo seu, deixe suas redes sociais de lado, os problemas e tudo que acontece em casa. Sei que não dá pra ficar estudando em casa 4 horas, como era na escola, mas uma hora por dia já está ótimo!

5º -> SE ORGANIZE!!!

 São 9 matérias no fundamental e 12 no ensino médio. Se for técnico, ou tiver um inglês extra no meio, ou outro curso, só aumentam as responsabilidades. Faça uma pequena agenda, olha só, 2 ou 3 disciplinas por dia, sem maiores complicações. Lembre-se se ainda estiver no primeiro passo, não vá com tanta pressa, vá com calma. Tudo vai dar certo.

 

Vamos ter mais dicas. Acompanhe nosso site e nosso Instagram @metropolitanajoinville.

26 de Julho de 2020