O EAD na visão de uma estudante!

O EAD na visão de uma estudante.

 

Autora: Giovanna Borges Rezende

13 de Agosto de 2020

 

Não posso iniciar esse texto dizendo que tenho uma fórmula mágica para se dar bem no EAD, mas eu posso garantir que você vai sair daqui com uma ideia um pouco diferente de como lidar com as coisas.

Assim como todo mundo eu também fui pega de surpresa por todos esses acontecimentos e principalmente com a pandemia. No começo da quarentena, quando começou o EAD, eu estava completamente perdida mas ao mesmo tempo confiante que iria conseguir me adaptar com essa mudança repentina, e adivinha só! Não consegui.

Deixei as atividades acumularem e comecei a ficar desesperada! Queria mudar aquilo mas estava numa onda de desânimo. Acordava pensando nas atividades, dormia pensando nas atividades, aquilo estava me deixando louca! Ficava ansiosa e sentia dores no peito devido a ansiedade, sem contar com aquele sentimento de sufocamento. Eu estava ciente que deveria mudar aquilo o quanto antes mas não tinha ânimo nenhum, ainda mais levando pelo fato que se eu quisesse mudar, a mudança teria que começar de mim mas eu não sabia o que fazer, é como se eu tivesse com a faca e o queijo na mão mas não fizesse a menor ideia de como começar.

Depois de mais ou menos uma semana sendo guiada pela procrastinação, eu finalmente reagi, comecei a procurar dicas na internet e até ver vídeos sobre estudos que me ajudaram a ter um pouco de motivação, mas o que realmente fez diferença foi a minha iniciativa, comecei pelas atividades mais rápidas, quando você pega embalo as coisas ficam muito mais práticas. Atualmente, eu, às vezes, deixo de fazer alguma coisa por pura preguiça, e está tudo bem se você ficar um dia sem estudar e tirar um dia pra você, ninguém é de ferro, mas você precisa entender que não pode tirar uma folguinha longa porque senão você acaba repetindo o mesmo processo que citei acima.

Mas você sabia que que talvez a sua falta de rendimento ou até mesmo a sua preguiça de estudar pode ser porque você está usando o método de estudo errado? Poucos estudantes sabem seu verdadeiro método de estudo. Você pode pesquisar na internet testes que podem lhe dizer qual é o método mais eficiente de estudos pra você, e acredite em mim, isso faz diferença na hora de estudar.

 

Vou citar aqui 3 métodos de estudos mais usados. (Lembrando que existem vários tipos, só estou colocando os mais “famosos”)

 

Leitura ativa: Leitura do texto, pensamento crítico sobre o que leu e fazer exercícios. 

 

Resumo: Escrever os pontos mais importantes do texto com as suas palavras.

 

Mapas Mentais: Fazer com que o texto fique mais fácil de compreender e conectar informações a outra.

 

 Por menor que seja o seu tempo de estudo, estude! Não tenha medo de crescer lentamente, tenha medo apenas de ficar parado!    

 

                                                                                               - Provérbio Chinês

13 de Agosto de 2020