ESTUDO X TEMPO: Como otimizar seu tempo de estudo!

 

ESTUDO X TEMPO: Como otimizar seu tempo de estudo!

Autora: Giovanna Borges Rezende 

27 de Agosto de 2020

 

Estudar é muito importante tanto para a sua vida pessoal quanto para a sua vida profissional. Mesmo sendo essencial, eu concordo que ficar várias horas estudando realmente é muito cansativo. Mas você sabia que você pode ser produtivo com apenas poucas horas de estudo? Parece ser brincadeira, mas isso é realmente possível! Você só precisa achar o seu método de estudo ideal e você pode aprender muito mais em pouco tempo.

 

O método de estudo varia de pessoa para pessoa. Eu, por exemplo, acho lindo aqueles resumos de internet que são todos coloridos e organizados, mas infelizmente aquilo não é o meu método de estudo, e mesmo se eu tentasse fazer resumos eu não aprenderia tanto e ainda perderia o meu tempo.

 

Em seguida colocarei uma lista de métodos de estudos, que você pode analisar e ver qual combina mais com o seu perfil, e se você não souber qual é o seu método ideal você pode tentar fazer por “tentativa e erro” e ver qual seria o mais eficiente para você.

 

Leia com atenção e analise qual encaixaria melhor no seu perfil:

 

- Autoexplicação ou explicação: Geralmente pessoas que aprendem melhor através da audição usam esse método. Ele basicamente consiste em você ler a matéria em voz alta para você mesmo, pode ser na frente do espelho, para alguém ou até mesmo pro seu bichinho de estimação. (esse é o meu método hahahaha).

 

- Mapa mental e conceitual: Diferente do mapa conceitual, o mapa mental parte de uma ideia central no qual se articulam com o estudo colocado. Já o mapa conceitual consiste em apenas uma rede de conexões, além de serem mais diretas.

 

- Estudo intercalado: Separar duas ou mais matérias e ir intercalando elas de uma em uma hora. Esse é bem complicadinho de se seguir mas é muito mais prático e economiza tempo. 

 

- Gravação de voz: É bem parecido com o de auto explicação mas a única diferença é que você irá gravar você falando apenas uma vez, pode ser através de um áudio do whatsapp ou até mesmo o próprio gravador do seu celular. Esse método serve como escapatória para aqueles dias corridos que não tem muito tempo para estudar, e depois de gravar você pode reproduzir o áudio e ir ouvindo enquanto faz outra coisa.

 

- Estudo Mnemônico: Sabe aqueles trocadilhos para decorar a tabela periódica? Então, isso é estudo mnemônico. Onde você cria frases, siglas ou sentenças em que cada inicial faça referência aos assuntos. Esse tipo de estudo serve mais para a área de exatas ou biológicas. 

 

E, aí!? Com qual você mais se identificou? Lembrando que se você ainda não descobriu qual é o seu, você pode procurar na internet ou fazer como sugeri acima, por tentativa e erro.

 

Gostou? Não esqueça de seguir a rádio metropolitana nas redes sociais, @metropolitanajoinville e, se você quiser é claro hahahah, me seguir no insta, @gihh_rezende.