Crônica em Módulo de CINCO AULAS

 

CRÔNICA EM MÓDULO DE CINCO AULAS

Professor Paulo Ricardo Bussi

18 de Agosto de 2020

 A pandemia de Covid-19 fez com que os professores de português e matemática da Rede Municipal de Educação de Joinville elaborassem Módulos semanais com cinco aulas cada. Afinal, português e matemática são as únicas disciplinas que, dependendo de como a escola organiza o horário, são ministradas todos os dias. Os alunos amam! - só que não! Os módulos, com cinco aulas, são enviados para a supervisora, para a escola e postados na sala de aula virtual. Simples, não é?

Pois bem, eu represento a parcela dos professores que prefere lidar com as linguagens do que com os cálculos. Atualmente, leciono em três escolas da Zona Sul da cidade – três escolas, três realidades, três chefes imediatas (as diretoras, carinhosamente apelidadas de “Dire”) e três supervisoras (que são Super Visoras mesmo, diga-se de passagem).

Como eu tenho turmas de 6o, 7o, 8o e 9o ano, elaboro quatro planejamentos semanais e quatro módulos semanais com cinco aulas cada. Conto com a ajuda dos colegas de profissão, não somente da minha área, mas de outras também, nas três escolas. Tem sido uma mão na roda!

O meu Módulo semanal é composto por cinco aulas:

AULA 1 – Enviar os Módulos semanais com cinco aulas para as minhas supervisoras. Rogo à Nossa Senhora da Pedagogia para que tudo esteja nos conformes. Nem sempre as preces são atendidas. Isso quer dizer que meu “Velho Guerreiro”, o notebook, estará a postos para colocar tudo em ordem. Quando isso acontece, as “Super” fazem a revisão e autorizam as postagens.

AULA 2 – O primeiro destino da viagem dos Módulos com cinco aulas é a impressora da escola. A “Fantástica Fábrica de Módulos” funciona a todo vapor. São vários “Willy Wonkas” e “Oompa-Loompas” trabalhando cansavelmente para que os alunos sem internet possam ter acesso às atividades.

AULA 3 – Outra parada obrigatória é a sala de aula virtual. Mas que saudade da sala física! Até de umas boas broncas eu sinto falta de dar. Levar uns alunos para a Orientação ou Direção era um saco (de batatas, bem cheio). Agora, descobri que um saco de batatas vazio não vale absolutamente nada. Os nomes de anjos, apóstolos, profetas e santos: Gabriel, Lucas, Maria, Isaque, Ester, Miguel, Mateus e tantos outros são rogados por mim todas as noites, em minhas orações, para que tudo isso passe e volte ao normal.

AULA 4 – Buscar os alunos devedores de atividades, incentivar e motivar os alunos que estão se empenhando, atribuir notas, alimentar EVN (diário online)… O ambiente virtual, que deveria ser somente um aliado, está virando, também, um adversário. Ás vezes, sinto-me num grande octógono. É porrada vindo de todos os lados. Tem que baixar um espírito “Matrix” para desviar dos socos e um “Shrek” para o lado fofo superar o lado ogro.

AULA 5 – Nesta noite, vamos fazer o que tentamos fazer todas as noites: “Tentar dominar o mundo!”? Não, Pinky: “tentar não pirar com o mundo!”. (quem é mais jovem ou não conhece o personagem, procure por “Pinky e Cérebro” no YouTube).

Bem que o Módulo de cinco aulas do professor poderia ser outro, hein?

AULA 1 – Não elaborar mais módulos semanais de cinco aulas cada. Nossa Senhora da Pedagogia, abençoe o canetão, a lousa (de vidro e digital), o E.V.A., o T.NT., as carteiras, as Salas da Orientação e Direção, a Biblioteca, os livros didáticos… Se eu pudesse, levava tudo isso para o Vaticano. Imagina o material bento pelo Papa!?

AULA 2 – usar a impressora da escola somente para as atividades e avaliações pertinentes ao conteúdo trabalhado. Falir com a “Fantástica Fábrica de Módulos” não deixaria nenhum trabalhador “no preju”.

AULA 3 – fazer da sala de aula um ecossistema. Um meio ambiente onde cada ser tem a sua função em função do outro. Selva de aprendizado, rio que deságua no mar da sabedoria, céu em que todo ser (alado ou não) pode voar alto, sem medo de cair.

AULA 4 – Buscar os alunos devedores de atividades, incentivar e motivar os alunos que estão se empenhando, atribuir notas, alimentar EVN (diário online)… fazer do ambiente virtual um aliado. O octógono estará armado, eu estarei me dividindo entre “Matrix” e “Shrek”, mas estarei “Curtindo a Vida Adoidado” por ser um professor que se orgulha do que faz.

AULA 5 – “Tentar não pirar com o mundo, Pinky!”.

Enquanto isso, vamos nos habituando com os Módulos semanais de cinco aulas cada. Afinal, a vida é a grande escola. Quem for um bom aluno verá que o tempo é um grande mestre.

Sábio e vitorioso será quem absorver o melhor da vida, seguindo pelo melhor caminho. Isso, nem a Melhor Escola pode oferecer, se você não for o melhor da escola. E não estou falando da melhor nota, porque o melhor é você, meu aluno!

 

Saudades do Professor Paulo Ricardo Bussi ou somente “Sor Paulo”.