1ª EDIÇÃO - REVISTA DIGITAL TALENTOS

Texto do Editorial: Professora: Angela Maria Vieira

 

Foto da Capa: Maria Eduarda C. Matilde, 2º2

 

      No início do ano letivo eu e um grupo de estudantes estávamos nos reunindo com a intenção de criarmos um vídeo apresentando os estudantes da Escola Jorge Lacerda fora do ambiente escolar. Sabemos que muitos praticam esportes, outros desenvolvem atividades artísticas, muitos tem habilidades tecnológicas e  temos também os empreendedores.

       A intenção era conhecer melhor os discentes, elevar a autoestima dos jovens, valorizando e ressignificando o repertório de saberes que os estudantes trazem consigo e também inspirar outros que afirmam erroneamente não terem “nenhum talento ou habilidade”.  

       Com o início da Pandemia e do decreto estadual promovendo o isolamento social tivemos que repensar o projeto e decidimos alterar o formato de vídeo para revista digital. 

     O afastamento repentino da escola, os noticiários diários de mortes e doentes pela Covid-19 e também pela Dengue, causam grande abalo emocional, principalmente aos jovens que tem na escola um espaço importante de sociabilidade, do qual no momento estão privados.

     A palavra talento era uma unidade de massa usada na antiguidade para designar grandes quantidades de ouro ou prata. Nas sociedades contemporâneas essa expressão confunde-se com habilidade, capacidade, desenvoltura para determinado campo do saber.

 

      Além de apresentar os seus talentos os estudantes realizam pesquisas para descobrir mais sobre personalidades que compartilham das mesmas habilidades.

     Não se trata de nenhum guia das profissões, absolutamente, a revista é um instrumento de valorização dos educandos, um elo de afetividade nesse momento difícil para todos nós.

     A descoberta desses talentos é resultado de pesquisas que fiz junto aos estudantes utilizando a ferramenta Google Formulários. Fiz descobertas incríveis como do empreendedor Rodrigo Dias Pereira, que com o apoio da sua mãe e dos amigos criou uma barbearia, das meninas Maria Eduarda C. Matilde que gosta de fotografar o céu, e Maria Eduarda Matos que inspirada pela irmã quer ser fotógrafa, ambas demonstrando muita sensibilidade artística.

 

Há também a talentosa escritora de fanfics Luana Francine dos Santos, que tem múltiplos interesses, incluindo a fotografia.

 

    A revista será publicada mensamente e contemplará 3 a 4 estudantes ao longo de cada edição, assim até o fim do ano, divulgaremos os talentos de todos os participantes do projeto.

   Em tempos tão difíceis é preciso manter a centelha de esperança, projetar para além do momento atual.  Sonhar é preciso.

 

ENTREVISTA COM MARIA EDUARDA C. MATILDE, ESTUDANTE DA ESCOLA JORGE LACERDA,

 CURSA O ENSINO MÉDIO 2º ANO 2

 

Pergunta: Maria Eduarda qual é o seu talento ou habilidade?

Resposta: Fotografia

 

Pergunta: Como e quando você percebeu que tinha essa habilidade ou preferência pela fotografia?

Resposta: Quando comecei a tirar fotos do céu. Observava do meu quarto o anoitecer o entardecer, isso me inspirou.

 

Pergunta: Alguém te estimulou nessa habilidade ou te estimula? Quem?

Resposta: Ninguém me estimulou, foi através da observação do céu mesmo.

 

Pergunta: Você faz uso dessa habilidade em sua vida cotidiana? De que forma? 

Resposta: Sim, quando o céu está bonito, colorido, pego o meu celular e começo a fotografar.

 

Pergunta: Você tenciona fazer uso da sua habilidade ou talento na vida adulta? Dê que forma? 

Resposta: Não pensei sobre isso, apenas fotografo e admiro a natureza.

 

Pergunta: A sua habilidade ou talento é bem aceita no seu meio social? (Familiares e amigos), Caso a resposta seja "não" por quer? 

Resposta: Sim, é bem aceito, as pessoas elogiam muito as fotos.

 

PRODUÇÕES DE MARIA EDUARDA C. MATILDE

      

ENTREVISTA COM MARIA EDUARDA MATOS, ESTUDANTE DA ESCOLA JORGE LACERDA:

CURSA O ENSINO MÉDIO 2º ANO 1

 

 Pergunta: Qual é o seu talento ou habilidade?

 Resposta: Fotografia, gosto também de ouvir as pessoas, tenho empatia.

 

Pergunta:  Como e quando você percebeu que tinha essas habilidades?

Resposta:  Não sei, surgiu naturalmente

 

Pergunta: Alguém te estimulou nessa habilidade ou te estimula? Quem? 

Resposta: Minha irmã.

 

Pergunta: Você faz uso dessa habilidade em sua vida cotidiana? De que forma?

Resposta:  Sim com as pessoas com quem convivo, gosto de ouvir e se possível aconselhar, gosto de tirar fotos dos lugares que tenho a oportunidade de conhecer.

 

Pergunta: Você tenciona fazer uso da sua habilidade ou talento na vida adulta? Dê que forma? 

Resposta: Pretendo fazer faculdade de fotografia.

 

Pergunta: A sua habilidade ou talento é bem aceita no seu meio social? (Familiares e amigos), Caso a resposta seja "não" por quer? 

Resposta: É bem aceito pelas pessoas.

 

 PRODUÇÕES DE MARIA EDUARDA MATOS:

 Link com a História:

 

Existem  um grupo de fotógrafas brasileiras que fazem postagens dos seus trabalhos no instagram.  Maria Eduarda C. Matilde gostou da fotógrafa Bruna Valença, porque segundo ela a fotógrafa demonstrou muita sensibilidade ao usar cores frias e sombras. Para quem gosta de fotografia fica a dica: fotógrafas brasileiras para seguir no instagram. Confiram

 

Em Joinville a fotógrafa Amanda Araújo, utilizou a  arte da fotografia para denunciar a situação de xenofobia sofrida pelos haitianos na cidade com a mostra “Haitianos-Cidadãos Joinvilenses”.  O trabalho de Amanda pode ser visto pelo instagran: @haitianosCidadaosjoi

 

A fotografia é um recurso imagético que pode ser utilizada para informar, denunciar, questionar, representar, admirar.

 

 

ENTREVISTA COM LUANA FRANCINE DOS SANTOS, ESTUDANTE DA ESCOLA JORGE LACERDA,

 CURSA O ENSINO MÉDIO 2º ANO 4

 

 Pergunta: Qual o seu talento ou habilidade?

 Resposta:  Leitura, Escrita, Empatia, Fotografia, Criatividade.

 

Pergunta: Como e quando você percebeu que tinha essas habilidades? 

 Resposta: Quando eu me interessei pelos livros e comecei escrever algumas histórias (fanfics) em 2016. Já lia fanfics no watt, aí fiquei com vontade de escrever.

 

          A primeira fanfic que produzi se chamava Mad Nights, era sobre a série: Teen Wolf. Ficou no ar até o ano passado quando retirei para reescrever. Tenho três fanfics publicadas, duas são referentes à série Teen Wolf e outra sobre Harry Potter.

 

          A série Teen Wolf é sobre um grupo de amigos que tem poderes sobrenaturais.

 

Pergunta: Alguém te estimulou nessa habilidade ou te estimula? Quem? 

 Resposta: Uma das minhas amigas começou a escrever, achei interessante e comecei a escrever também.

 

Pergunta: Você faz uso dessa habilidade em sua vida cotidiana? De que forma? 

Resposta: Sim, eu escrevo algumas fanfics (histórias criadas em aplicativos por fãs de filmes ou séries). Também gosto de fotografias.

 

Pergunta:  Você tenciona fazer uso da sua habilidade ou talento na vida adulta? Dê que forma? 

 Resposta: Sim, eu me interesso bastante por jornalismo e fotografia, pretendo seguir algo relacionado a isso.

 

Pergunta: A sua habilidade ou talento é bem aceita no seu meio social? (Familiares e amigos), Caso a resposta seja "não" por quer? 

 Resposta: É bem aceito

  

PRODUÇÃO DE LUANA FRANCINE DOS SANTOS

 

TRECHO DE UMA FANFIC PRODUZIDO POR :  LUANA

O Fugitivo

 

 O sobrenome que tenho não diz nada sobre mim. Me conheça, depois critique

 

“Após ser preso por um crime que não cometeu, Sirius Black deixa para trás pessoas importantes para ele. O que o mundo bruxo (ou a maioria dele) não sabe, é que entre essas pessoas estava a filha de Black de apenas um ano. Agora, doze anos se passaram, e Estela Black-Schmitz está preste a embarcar em seu terceiro ano na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. E esse tinha tudo para esse ser o melhor ano da garota. Com o pai adotivo sendo professor de uma de suas matérias preferidas; os passeios a Hogsmead; e as novas pegadinha que pensou nas férias, nada podia estragar o ano da garota. Era isso que a Black pensava, até ver a notícia que Sirius Black fugiu de Askaban, e pelo que tudo indica, está indo para Hogwarts”

 

× GOLDEN ERA; prisioneiro de askaban

 

× BOOK ONE; em andamento

 

× O mundo de Harry Potter e seus respectivos personagens pertence a J.K Rowling

 

Link com a História

 

O que significa Fanfic?   FanFic (em português, literalmente ficção de fã), também grafada fanfiction ou, abreviadamente, fanfic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs (fanart ou "arte de fã") inicialmente em fanzines impressos e posteriormente em blogssites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, histórias videogames, etc. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos.

 Com a popularização da internet, no final dos anos 90, muitos escritores desse tipo de literatura encontraram uma forma mais fácil de atingir a outros fãs e pessoas com os mesmos interesses.

Contudo, o surgimento das primeiras fanfics deu-se muitos antes da concretização da web. Esse tipo de narrativa teria surgido nos Estados Unidos, na década de 70, com a publicação em fanzines de histórias que eram tributos à série Jornada nas Estrelas.   Fonte: Wikipédia.

 

ENTREVISTA COM ROGRIGO DIAS PEREIRA, ESTUDANTE DA ESCOLA JORGE LACERDA,

CURSA O ENSINO MÉDIO 2º ANO 1

 

Pergunta; Rodrigo qual é o seu talento ou habilidade?

 Resposta: Empatia, Criatividade, Empreendedorismo

 

Pergunta: Como e quando você percebeu que tinha essa habilidade? 

Resposta: Me interessei em criar uma barbearia,   comecei a frequentar uma barbearia da minha rua , desde a primeira vez que entrei achei interessante e diferente o ambiente e o jeito como  o barbeiro cortava o cabelo das pessoas, achava o máximo.

 

         Em setembro procurei fazer um curso de barbeiro , mas nenhuma escola tinha disponível o horário que eu precisava, porque eu estudava de manhã e começava a trabalhar as 17:00  até às 23:30 da noite, no começo fiquei desanimado,  aí surgiu uma ideia:  “Vou pedir para o barbeiro que corta meu cabelo para me ensinar. No dia seguinte fui falar com ele ,ele falou que não ensinava ninguém , mas como eu tava muito interessado ele falou que ia me ensinar, mas só nas segundas-feiras.

 

Eu tinha um dinheiro guardado no banco tirei e comprei uma máquina de cortar cabelo. Na segunda-feira , fui para e escola , voltei para casa peguei minha máquina e o dinheiro que ele cobrou para me ensinar e fui direto para a barbearia.

 

No começo achava muito difícil, pensei em desistir várias vezes, mas não sou de desanimar , quando eu começo algo eu quero ver como termina. Fiquei 3 meses e meio aprendendo, foi  cansativo, era uma correria , estudar , trabalhar e na folga aprender a ser um barbeiro.

 

Em um determinado dia o barbeiro meu mestre, disse  teria que se mudar , mas eu já tinha aprendido o básico era só cortar praticar. Montei uma barbearia na garagem da minha casa. Pedi a demissão do meu emprego,  falei para o meu patrão que ia parar de trabalhar na lanchonete, ele ficou bravo comigo mas não liguei, fui atrás de realizar o meu sonho.

 

Pergunta: Alguém te estimulou nessa habilidade ou te estimula? Quem?

 Resposta:  Minha mãe e o barbeiro que me ensinou o ofício,

 

Pergunta: Você faz uso dessa habilidade em sua vida cotidiana? De que forma? 

 Resposta: Sim todos os dias , exceto domingo.

 

Pergunta: Você tenciona fazer uso da sua habilidade ou talento na vida adulta? Dê que forma? 

 Resposta: Sim , quero ter uma barbearia fora do país com um espaço grande com jogos , bebidas e brincadeiras.

  

 Link com a História:

  

A tenacidade e o empenho do Rodrigo, também foram qualidades de algumas figuras importantes do ramo empresarial como:

- Irineu Evangelista de Souza, empresário do Império brasileiro.

- Delmiro Gouveia, empresário do nordeste brasileiro

- Madam C. J. Walker, primeira mulher negra do ramo de cosméticos.

 

#ficadica:

 

Tudo o que lemos, ouvimos e vemos contribuem para o nosso conhecimento. Aprendemos com bons exemplos seja no universo ficcional ou real.

 

O livro “Eu sou Malala” foi um trama real  de uma menina paquistanesa que aos 15 anos sobre uma tentativa de assassinato. O motivo? Lutar pelo direito das meninas estudarem.

 

Esse livro está disponível na biblioteca da escola Jorge Lacerda.

 

A série “Anne With Ane”, conta a história de uma órfã que possa por uma série de problemas até conseguir finalmente ter uma família. A série aborda vários temas como racismo, empatia, diversidade.

 

Sugestões das estudantes:  Jéssia, 1º5, Luana, 2º 4

 

 FIQUEM EM CASA PROTEJAM-SE E PROTEJA QUEM VOCÊ      AMA. O ISOLAMENTO SOCIAL É ÚNICA FORMA EXISTENTE PARA EVITARMOS O COLAPSO DO SITEMA PÚBLICO DE SAÚDE.

ISSO NÃO É BRINCADEIRA, NÃO É UMA “GRIPEZINHA”.

  EXISTEM GRUPOS ESPECIALIZADOS EM PROPAGAR NOTÍCIAS FALSAS, AS FAKE NEWS, ELAS SÃO EXTREMAMENTE PREJUDICIAIS, CONFUNDEM A POPULAÇÃO.

 

SIGAM AS ORIENTAÇÕES DOS ESPECIALISTAS. ELES ESTUDARAM PARA ISSO. PRECISAMOS DE CONHECIMENTO E NÃO DE OPINIÕES. UM JOVEM DOUTOR EM VIROLOGIA CHAMADO ÁTILA IAMARINO TEM UM CANAL NO YOUTUBE

 

CHAMADO “NERDOLOGIA” QUE TRATA DE FORMA QUALIFICADA SOBRE O ASSUNTO.

 

 

 

NÃO COMPARTILHEM NOTÍCIAS DE FONTES DUVIDOSAS VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA A PROPAGAÇÃO DO CORONAVIRUS E A CONSEQUENTE MORTE DE MUITAS PESSOAS.

 

Entrevistados:

 Luana Francine dos Santos, 2º4

 Maria Eduarda C. Matilde, 2º2

 Maria Eduarda C. Matos, 2º1

 Rodrigo Dias Pereira, 2º1

  

Participação:

 

Alessandra Correa da Silva, 2º5

 Jéssyca Taynara Schmitz Beraldo, 1º5

 Evelyn Zomer, 1º5

 Valentina Fabiola Alarcón Lópes, 2º1

  

Idealização e organização:

 

Angela Maria Vieira-docente de História.

 Foto da Capa: Maria Eduarda C. Matilde, 2º2

  Ações de prevenção contra o Coronavírus:

 Lavem as mãos constantemente

 Cuidem com as fake news

 Evitem aglomerações

 Usem máscara

 Saiam de casa somente em caso de necessidade

 Não tomem nenhum medicamento sem prescrição médica

 Não é uma gripezinha é uma doença grave

 Proteja-se

Joinville, 14 de Maio de 2020